O QUE É MARKETING MULTINÍVEL?
autor: Pablo Teixeira
Milhões de
pessoas em todo o mundo estão
fazendo fortuna com
Marketing Multinível
fazendo fortuna com
Marketing Multinível
Até quando você vai se
fechar para um mercado
global de US$ 200 bilhões?
fechar para um mercado
global de US$ 200 bilhões?
Embora
essa seja uma indústria bilionária, da qual milhões de pessoas fazem parte ao
redor do mundo, talvez você ainda não saiba o que é multinível.
Assim, vou tentar, com este artigo, lhe esclarecer acerca desse modelo de
negócio, seus números, seu potencial e como você também pode se beneficiar
disso tudo. Se ler este artigo atentamente, assim como os demais posts deste blog, poderá
identificar nessa indústria o modelo de negócio com o qual você sempre sonhou.
Particularmente, eu considero esse um “negócio inteligente” e, sobretudo, muito
atual, devido à possibilidade de trabalho a partir de casa que temos hoje em
dia com a internet. Já deu pra perceber que o multinível é
muito mais que dinheiro, né!? Então, se você busca um negócio que lhe
proporcione um estilo de vida invejável, saúde, tempo livre, liberdade
financeira e ainda por cima o risco de ficar milionário, seja bem vindo.
Explicando o que é
Multinível
O Marketing
Multinível (MMN), também conhecido como Marketing de Rede,
já representa 96,7% dos US$ 32,18 bilhões de faturamento do setor de Vendas
Diretas nos Estados Unidos (fonte: DSA – Direct Selling
Association ). No Brasil, porém, essa onda apenas começou a se
formar. Segundo a última divulgação feita pela ABEVD, em 2009 o setor registrou um crescimento de
18,4% em relação ao último ano, com um movimento de R$ 21,858 bilhões. O Brasil
já é o quinto maior mercado mundial de Vendas Diretas, embora o Marketing
Multinivel ainda represente menos de 10% desse faturamento. Parece pouco, mas
vale lembrar que o Marketing Multiníveldobrou sua participação nos últimos
três anos e vem ganhando cada vez mais espaço na mídia.
MARKETING MULTINIVEL: UM
NEGÓCIO LEGÍTIMO, LEGAL E ÉTICO.
Autores
consagrados já se renderam ao Marketing de Rede, indicando-o aos seus milhares
de leitores e seguidores, por todo o mundo, como uma das melhores alternativas
à quem deseja empreender, mas não dispõe de muito capital ou habilidade para
gerir toda a complexidade de um negócio tradicional. Entre algumas dessas
personalidades do mundo dos negócios, podemos destacar: Donald Trump, Robert
Kiyosaki, T. Harv Eker, Roberto Shinyashiki, Lair Ribeiro, Mauro Halfeld,
apenas para citar alguns dos mais influentes. Mais abaixo você poderá ver
algumas citações feitas por essas pessoas e, inclusive, um discurso do
ex-presidente norte-americano, Bill Clinton, referindo-se à indústria do
Marketing Multinível.
Mas o que é o Marketing Multinível
Trata-se
de uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços, onde a
divulgação dos produtos se dá pela indicação “boca a boca” feita por distribuidores
independentes. Por esse trabalho, tais distribuidores recebem bônus, que seriam
utilizados nas milionárias campanhas de propaganda tradicional. Além da
indicação dos produtos, os distribuidores poderão indicar outros distribuidores
e, assim, construir uma organização de escoamento de produtos com
possibilidades de ganhos ilimitados.
Reconhecimento da Indústria Multinível
O
Marketing Multinível surgiu em 1903 e em 1979 tornou-se uma indústria
reconhecida, quando o governo americano reconheceu a legitimidade da operação
da Amway Corporation, na época a maior empresa do setor. Desde então, o modelo
de negócio do MMN é entendido como uma legal maneira de distribuir bens e
compensar desempenhos.
Legitimidade Comercial do Marketing de Rede
Por
quase todos os países do globo, milhares de empresas de Marketing Multinível
faturam, ano após ano, bilhões de dólares, com total permissividade por parte
dos governos e órgãos competentes. Trata-se de uma indústria estabelecida como
qualquer outra, que recolhe impostos, gera empregos, oportunidades e riqueza
para pessoas e nações.
Os números do Marketing Multinível no Mundo
• De cada oito lares americanos, pelo menos um desenvolve uma
atividade de Marketing Multinível.
• Universidades Americanas já oferecem cursos de Marketing
Multinível em suas grades curriculares.
• 27% do PIB americano é proveniente da indústria do Marketing
Multinível.
• 24% do PIB japonês é proveniente da indústria do Marketing
Multinível.
• 20% dos milionários americanos construíram sua fortuna com
negócios baseados em Marketing Multinível.
• Nos Estados Unidos, empresas como Coca-cola, Colgate
Palmolive, Cit Bank, entre outras, têm suas próprias divisões de Marketing
Multinível ou se utilizam da estrutura de empresas do setor para escoar algumas
de suas linhas de produtos, com características pertinentes a esse sistema de
vendas.
Chegou a hora do Marketing Multinível no Brasil
Embora
ainda estejamos “engatinhando” em relação ao Marketing Multinível, o perfil
empreendedor do Brasileiro vem fazendo a indústria explodir nos últimos anos.
Para
endossar a afirmação de que o “momento do Brasil chegou”, além do crescimento
geométrico das tradicionais empresas do setor, como Herbalife, Forever Living,
Amway Corporation, podemos apontar a entrada de algumas gigantes tradicionais
como Unibanco, TAM Linhas Aéreas, Itaú, Polishop e Banco do Brasil.
O
que Renomados Especialistas em
Negócios Falam Sobre esse Setor
Negócios Falam Sobre esse Setor
DONALD TRUMP, no Livro:
| |
DR. LAIR RIBEIRO, no Livro:
| |
MAURO HALFELD, na Rádio:
| |
MAX GEHRINGER, na Rádio: CBN (03/12/2007) | |
ROBERT KYOSAKI, no Livro:
| |
ROBERTO SHINYASHIKI, no Livro:
| |
T. HARV EKER, no Livro:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário